Curitiba- A suspeita de que uma servidora do Tribunal de Contas de Paraná (TC-PR) possa estar infectada pelo vírus da gripe A motivou o afastamento de 20 servidores que tiveram contato com ela. Eles foram afastados de suas funções por cinco dias. A direção geral do tribunal também determinou a d  Cu­ri­ti­ba- A sus­pei­ta de que uma ser­vi­do­ra do Tri­bu­nal de Con­tas de Pa­ra­ná (TC-PR) pos­sa es­tar in­fec­ta­da pe­lo ví­rus da gri­pe A mo­ti­vou o afas­ta­men­to de 20 ser­vi­do­res que ti­ve­ram con­ta­to com ela. ­Eles fo­ram afas­ta­dos de ­suas fun­ções por cin­co ­dias. A di­re­ção ge­ral do tri­bu­nal tam­bém de­ter­mi­nou a de­sin­fec­ção da ­área e res­trin­giu a cir­cu­la­ção de pes­soas no se­gun­do an­dar de seu pré­dio ane­xo. Em to­dos os de­mais de­par­ta­men­tos, o fun­cio­na­men­to é nor­mal. A Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Saú­de não con­fir­mou ne­nhum ca­so no­vo da doen­ça on­tem.
  As au­las do cur­so de Tu­ris­mo do Cen­tro de Es­tu­dos Su­pe­rio­res de Ma­rin­gá (Ce­su­mar), que fo­ram sus­pen­sas na quin­ta-fei­ra, se­rão re­to­ma­das ho­je. A pa­ra­li­sa­ção tem­po­rá­ria afe­tou 114 es­tu­dan­tes. A me­di­da foi to­ma­da por­que uma alu­na apre­sen­tou sin­to­mas da doen­ça ­após via­gem pa­ra Foz do Igua­çu.
  Os 20 ser­vi­do­res da Uni­ver­si­da­de Es­ta­dual do Cen­tro-Oes­te (Uni­cen­tro), de Gua­ra­pua­va, que par­ti­ci­pa­ram de even­to na UEL, per­ma­ne­ce­rão afas­ta­dos até 6 de ju­lho, se­guin­do orien­ta­ção dos ser­vi­ços de saú­de. De acor­do com a as­ses­so­ria de im­pren­sa, a ins­ti­tui­ção es­tá re­ma­ne­jan­do pro­fes­so­res pa­ra que as au­las se­jam man­ti­das.
  Em Lon­dri­na, um co­lé­gio par­ti­cu­lar can­ce­lou uma fes­ta ju­ni­na. Não hou­ve, po­rém, mu­dan­ças no cro­no­gra­ma aca­dê­mi­co.
Resistência
  O go­ver­no da Di­na­mar­ca con­fir­mou on­tem o re­gis­tro do pri­mei­ro ca­so de gri­pe A (H1N1) -cha­ma­da de suí­na- re­sis­ten­te ao an­ti­vi­ral Ta­mi­flu (prin­cí­pio ati­vo osel­ta­mi­vir). ‘‘A pes­soa já es­tá bem e ne­nhum con­tá­gio pos­te­rior foi ­registrado’’, in­for­mou o Ins­ti­tu­to Na­cio­nal de So­ro­lo­gia da Di­na­mar­ca, em co­mu­ni­ca­do. O Ta­mi­flu é con­si­de­ra­do pe­la OMS (Or­ga­ni­za­ção Mun­dial da Saú­de) um tra­ta­men­to efi­caz con­tra a for­ma ­atual da no­va gri­pe. ­Após o re­mé­dio mos­trar-se re­sis­ten­te, o pa­cien­te foi tra­ta­do com ou­tro an­ti­vi­ral -de prin­cí­pio ati­vo za­na­mi­vir.(F.R.F. com agên­cias)esinfecção da área e restringiu a circulação de pessoas no segundo andar de seu prédio anexo. Em todos os demais departamentos, o funcionamento é normal. A Secretaria de Estado da Saúde não confirmou nenhum caso novo da doença ontem.
As aulas do curso de Turismo do Centro de Estudos Superiores de Maringá (Cesumar), que foram suspensas na quinta-feira, serão retomadas hoje. A paralisação temporária afetou 114 estudantes. A medida foi tomada porque uma aluna apresentou sintomas da doença após viagem para Foz do Iguaçu.
Os 20 servidores da ®MDNM¯Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), de Guarapuava, que participaram de evento na UEL, permanecerão afastados até 6 de julho, seguindo orientação dos serviços de saúde. De acordo com a assessoria de imprensa, a instituição está remanejando professores para que as aulas sejam mantidas.
Em Londrina, um colégio particular cancelou uma festa junina. Não houve, porém, mudanças no cronograma acadêmico.
Resistência
O governo da Dinamarca confirmou ontem o registro do primeiro caso de gripe A (H1N1) -chamada de suína- resistente ao antiviral Tamiflu (princípio ativo oseltamivir). ''A pessoa já está bem e nenhum contágio posterior foi registrado'', informou o Instituto Nacional de Sorologia da Dinamarca, em comunicado. O Tamiflu é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) um tratamento eficaz contra a forma atual da nova gripe. Após o remédio mostrar-se resistente, o paciente foi tratado com outro antiviral -de princípio ativo zanamivir.(F.R.F. com agências)

mockup