TRF mantém índios em três fazendas
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 10 de fevereiro de 2004
Agência Estado 
São Paulo- A 5 Turma do Tribunal Regional Federal da 3Região determinou ontem que os índios caiovás-guaranis desocupem, em três dias, 11 das 14 propriedades rurais invadidas no Mato Grosso do Sul. Eles poderão ficar provisoriamente nas fazendas São Jorge, Remanso e Paloma, em Japorã e Iguatemi.
O TRF ressalva que ''a ocupação precária não poderá inviabilizar a posse tranquila da propriedade ou sua exploração econômica, nem poderá causar constrangimentos para a locomoção dos moradores e trabalhadores locais''. As áreas, decidiu o tribunal, ''serão indicadas pelos proprietários, se quiserem, e pela Fundação Nacional do Índio com a participação do Ministério Público Federal''.
O juiz federal de Dourados, Odilon de Oliveira, fixará esses limites no prazo de 15 dias.
Ferido- Os índios que invadiram anteontem a Fazenda Porto Belo, em Dourados, no Mato Grosso do Sul, trocaram tiros com onze seguranças contratados pelo proprietário do imóvel, Esmalte Chaves. O tiroteio aconteceu por volta de 7 horas de ontem, na fazenda de quase mil hectares. O índio, Cambaê, de 19 anos, foi ferido na perna esquerda.


