O boletim epidemiológico da dengue divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) nesta terça-feira (29) colocou mais um município paranaense em situação de epidemia. Trata-se de Quinta do Sol (Noroeste), com 18 casos autóctones - adquiridos no município. Outras duas cidades do Estado já tinham epidemia da doença confirmada: Inajá e Santa Isabel do Ivaí.

Situação de epidemia é registrada quando a cidade tem, proporcionalmente, 300 casos para 100 mil habitantes
Situação de epidemia é registrada quando a cidade tem, proporcionalmente, 300 casos para 100 mil habitantes | Foto: Luis Robayo/AFP

A situação de epidemia é registrada quando a cidade tem, proporcionalmente, 300 casos para 100 mil habitantes. Inajá tem 32 casos confirmados de dengue e Santa Isabel do Ivaí, 43.

São 7.530 notificações da doença e 819 casos registrados no Paraná. Desses, 80% são autóctones. Quatro municípios apresentaram casos autóctones pela primeira vez neste boletim: Santa Tereza do Oeste (Oeste), Perobal (Noroeste), Primeiro de Maio (Região Metropolitana de Londrina) e Marilena (Noroeste).

Segundo a Sesa, 60% dos casos no Estado são causados pelo sorotipo 2 da doença. A imunidade contra a dengue só é registrada para um mesmo sorotipo. O Paraná só tinha registros do sorotipo 1 no ano passado, então a entrada de um novo deixou toda a população exposta, conforme explica a enfermeira Silmara Aparecida Ferreira de Carvalho, que é técnica de vigilância em Saúde da Sesa.

Ela lembra que situações de epidemia nesta época do ano são atípicas, mas têm acontecido por conta das altas temperaturas desde setembro, aliadas à chuva. "Geralmente se espera em novembro, mas o tempo tem favorecido as epidemias de forma antecipada."

A vacina contra a dengue foi aplicada no Paraná em 2018. Os efeitos da vacinação ainda estão sob análise da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Segundo Carvalho, os dados concretos devem aparecer em 2020. Até lá, o melhor meio de se prevenir da dengue é eliminar o mosquito Aedes aegypti, não permitindo que ele se reproduza na água parada nas residências.