ÚLTIMAS NOTÍCIAS| Acompanhe as notícias de Londrina e região no canal da Folha de Londrina no WhatsApp

Um forte estrondo chamou a atenção de moradores de Londrina e região na manhã desta sexta-feira (21), por volta das 9h30, gerando diversos relatos e teorias sobre sua origem nas redes sociais. O grande volume de registros na plataforma “Sentiu aí?” — administrada pelo Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) — confirma a ampla percepção do tremor, com relatos vindos de todas as regiões da cidade e também de Cambé (Região Metropolitana de Londrina).

Entre os relatos, moradores descrevem o barulho como algo “forte”, semelhante a um trovão. Muitos, porém, estranharam a hipótese de chuva, já que o céu estava limpo e praticamente sem nuvens.

Procurado, o Departamento de Geologia e Geomática da UEL (Universidade Estadual de Londrina) confirmou que seu sismógrafo registrou o abalo.

Pedreira

A causa, porém, não foi natural, mas humana. O forte tremor percebido pela população foi provocado por uma detonação de dinamite em uma pedreira localizada em Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina). Segundo a Pedreira Guaravera, responsável pelo procedimento, a explosão faz parte do processo de “desmonte de rocha” e ocorre mensalmente.

“Isso faz parte da nossa rotina, tudo é previamente organizado. Agendamos com uma empresa terceirizada e, no horário marcado, realizamos a explosão. Outras pedreiras também fazem essas detonações, muitas vezes com intervalo ainda menor. Por isso, estranhamos a quantidade de pessoas que relataram ter percebido o tremor”, explicou um funcionário da pedreira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS| Acompanhe as notícias de Londrina e região no canal da Folha de Londrina no WhatsApp

Leia mais:

Explosão comum

No procedimento, são feitas múltiplas perfurações nas rochas, chamadas de “minas”. Cada uma é preenchida com explosivos, totalizando entre cinco e dez toneladas. Em comparação com detonações anteriores, a empresa afirma que a realizada nesta sexta-feira (21) não foi excepcional.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS| Acompanhe as notícias de Londrina e região no canal da Folha de Londrina no WhatsApp

“Hoje utilizamos sete toneladas para a explosão e, por incrível que pareça, está entre as mais fracas. Nosso recorde foi de 12 toneladas”, destacou o funcionário.

A pedreira também considera que o feriado prolongado da Consciência Negra (20 de novembro) pode ter contribuído para a percepção do tremor. “A cidade está mais calma nesta sexta-feira (pós-feriado), muitas pessoas estão em casa e não nas ruas. Isso pode ter facilitado a dispersão do som”, avalia.

(* Com a supervisão de Guto Rocha)

mockup