Curitiba- Três vagões, dois deles carregados com combustível, de uma composição da América Latina Logística (ALL) tombaram e outros três descarrilaram, ontem no início da manhã, perto do Distrito Industrial de Ponta Grossa. Não houve feridos e nem vazamento de carga. O trem com 80 vagões ia de Curitiba para Londrina. Ele estava com 26 vagões vazios para serem carregados em Londrina.
Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vistoriaram os vagões que tombaram e atestaram que não houve nenhum dano ambiental. A ALL retirou no início da tarde os três vagões descarrilados para liberar a linha. Os vagões tombados devem ser removidos com ginchos hoje.
O IAP vai acompanhar o trabalho para certificar que não há possibilidade de os vagões se partirem e derramar a carga. A ALL informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que já abriu sindicância para apurar as causas do acidente e que o laudo deve sair em até 30 dias.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), divulgou em julho deste ano, o Relatório das Concessões Ferroviárias do Exercício de 2003. O documento apontou que a ALL teve desempenho positivo no ano passado, porém chama a atenção pelo alto número de acidentes.
A ALL tem a concessão de 7.228 quilômetros de linhas férreas, dos quais 2.038 quilômetros no Paraná. A empresa se destacou pelo crescimento no transporte de cargas em 100% entre os anos de 1996 e 2003. O número de acidentes caiu 18%, segundo dados do relatório. Mas mesmo assim é alto. Em 2003, foram 223 ocorrências registrados na malha férrea da ALL, uma média de 18 acidentes por mês. Deste total, 40 ocorreram por falhas ou na manutenção da via permanente ou do material rodante e 23 por falha humana. Foram ao todo 25 acidentes com gravidade, que resultaram em 35 vítimas.

mockup