Trem atropela menino
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 01 de setembro de 2006
Luciano Augusto<br> Reportagem Local 
O menino Leandro Tomas Andrade, de 9 anos, tentou pegar uma ''carona'' em um trem da América Latina Logística (ALL) na tarde de ontem no trecho que corta o Jardim Interlagos, na Zona Leste de Londrina, caiu nos trilhos e teve a perna esquerda decepada por uma das rodas. Na malha ferroviária explorada pela ALL, que vai do sul de São Paulo até o Rio Grande do Sul, foram registradas 39 ocorrências envolvendo pessoas apenas neste ano.
Segundo o subtenente do Corpo de Bombeiros, André Vicente dos Santos, o menino provavelmente deve ter escorregado quando tentou subir em um dos vagões e acabou sendo atingido pelo trem. Segundo o bombeiro, o garoto teve a perna esquerda decepada próximo à altura da virilha mas permaneceu o tempo todo consciente até ser encaminhado para o Hospital Universitário (HU). Os socorristas ainda tentaram preservar a perna decepada mas a assessoria do HU informou que o reimplante foi descartado. O menino foi levado diretamente para o centro cirúrgico onde permanecia em atendimento até o fechamento desta edição.
Moradores das proximidades do local do acidente disseram que é comum ver crianças e até adultos pegarem a chamada ''rabeira'' nas composições. ''Quando soube do acidente vim ver porque fiquei preocupada com meu filho pequeno'', falou a dona de casa Dair Helena Gouveia.
Segundo ela, ''é comum ver criança, e até adulto,'' se arriscando a subir nas composições em movimento. Ela lembrou que há alguns anos, um outro menino perdeu as duas pernas num acidente bem parecido.
A assessoria da ALL informou que promove palestras em escolas e faz campanhas educativas em cruzamentos e em trechos próximos de casas sobre os riscos e perigos de tentar pegar carona nos trens. Mas, por outro lado, admite que é dificil coibir a prática.


