Treinamento rende apreensão de 130 quilos de cocaína
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Davi Baldussi <br> Reportagem Local 
Londrina - Um caminhão carregado com aproximadamente 130 quilos de cocaína foi apreendido ontem pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-369, em Arapongas (Norte). De acordo com o policial rodoviário federal Silvino Migliorini, o motorista é um paraguaio de aproximadamente 40 anos, que foi levado para a Delegacia da Polícia Federal em Londrina. A ocorrência foi registrada durante um treinamento de fiscalização.
''O caminhão é de uma transportadora do Paraguai, que tem fama de idônea. Eles transportam mercadoria para o Chile e a Argentina, também'', comentou Migliorini, que atua em Cascavel, mas estava ontem na região para ministrar um curso de fiscalização.
''Essa apreensão fez parte do treinamento prático de fiscalização. Participaram do curso, policiais civis, militares, federais e também a guarda municipal'', explicou ele, que há 32 anos está na PRF.
De acordo com Migliorini, o caminhão transportava várias caixas com materiais elétricos de iluminação. ''O veículo tinha partido ontem (terça-feira) de Assunção e estava a caminho de São Paulo. O motorista negou que sabia da droga. Como foi pego em flagrante vai ficar à disposição da Polícia Federal, que vai dar andamento à investigação'', explicou.
A fiscalização ocorreu por volta das 15 horas. No entanto, a confirmação de que o produto realmente era cocaína só ocorreu cerca de quatro horas depois, na sede da PF em Londrina. ''Durante a fiscalização nós desconfiamos de três caixas que tinham aparência distinta das outras. Abrimos e vimos o pó branco, semelhante à cocaína. No local fizemos um teste com reagente, mas para confirmar a suspeita fizemos um novo teste em laboratório que também deu positivo'', disse Migliorini. Um cão farejador da Tropa de Choque da PM também foi utilizado para confirmar o resultado.
Além dos 130 quilos de cocaína, o treinamento prático de fiscalização minuciosa rendeu também a apreensão de outros dois veículos que transportavam mercadorias sem devida documentação aduaneira e foram encaminhados para a Receita Federal.


