Transgênicos: Idec realiza campanha para orientar população
São Paulo, 13 (AE) - O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) promove sexta-feira (16) e sábado (17) uma campanha nacional para orientar a população sobre os riscos dos alimentos transgênicos (modificados geneticamente). Em São Paulo
os eventos acontecem na sexta-feira, às 11h30, no Carrefour Pamplona, e no sábado, às 9h30, no Mercado Municipal. Segundo Marilena Lazzarini, coordenadora-executiva do Idec, "o consumidor deve ter acesso à informação de forma clara para exercer seu direito de escolha".
Durante os dois dias, representantes de entidades de defesa do consumidor e associações de donas de casa de dez Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pará, Santa Catarina e Goiás) vão visitar supermercados e centros comerciais e distribuir a cartilha "Alimentos Transgênicos: Não Engula Essa!" A cartilha explica de maneira didática o que são os alimentos transgênicos e que riscos podem causar à saúde e ao meio ambiente.
As entidades calculam que 60% dos alimentos vendidos em supermercados podem ter em sua composição produtos com alteração genética. No mês passado, o Idec obteve na Justiça do Distrito Federal uma liminar que impede o plantio e comercialização de soja modificada geneticamente. A entidade defende a rotulagem dos produtos transgênicos, assegurada no Código de Defesa do Consumidor.





