Brasília - Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aponta que o tráfico e o comércio ilegal de animais silvestres têm como principal rota as rodovias federais. Esse crime ambiental aumenta significativamente nos períodos de férias e feriados prolongados.
Na semana passada, o Ibama, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal realizaram a campanha Viagem Legal é Viagem Sem Mico para esclarecer a população que é crime o tráfico de animais silvestres.
Segundo o superintendente interino do Ibama, Guilherme Almeida, é importante que as pessoas voltem das férias sem levar para a cidade onde moram animais da fauna brasileira ou plantas nativas. ''É crime você ter um animal sem a devida licença e autorização. O objetivo dessa campanha é justamente tentar explicar às pessoas que o papagaio é um animal silvestre, que não se pode ter esse animal sem que ele esteja devidamente licenciado. Muitas pessoas falam que não sabiam e estamos tentando conscientizar para depois não ter que tomar uma atitude punitiva.''
Almeida acrescentou que quem tem esses animais em casa e não sabia que eram silvestres deve fazer a entrega voluntária ao Ibama. Nesses casos, não há punição.
A compra ou captura de animais silvestres são crimes cuja multa varia de R$ 3.500 mil a R$ 5 mil e pena de dois à cinco anos de detenção. O telefone da linha verde do Ibama para denunciar quem vende, comercializa ou estiver com animais silvestres irregulares é 0800-61-80-80.

mockup