Trabalhadores fazem manifestações pela paz mundial e contra a fome
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 30 de abril de 2003
Candice Dequech<br> Equipe da Folha 
Curitiba - O Dia do Trabalho será marcado, em Curitiba e região metropolitana, por diversas comemorações e passeatas em prol da paz mundial e da luta contra a fome.
A Força Sindical do Paraná promove hoje, em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, o ''Primeiro de Maio Solidário''. A principal meta do evento, que deve reunir representantes de 20 sindicatos, é a arrecadação de alimentos para o programa Fome Zero.
A programação da segunda edição do ''Primeiro de Maio Solidário'' deve contar com o sorteio de um apartamento, dois carros, duas motos, cinco computadores, cinco aparelhos de televisão e dez bicicletas; além da prestação de serviços de cidadania, shows musicais e outras atrações. No ano passado, o evento reuniu 80 mil pessoas e arrecadou 30 toneladas de alimentos. A previsão para hoje é que compareçam mais de 100 mil pessoas e que a arrecadação seja ainda maior.
O evento ocorre na Praça do Verbo Divino, em São José dos Pinhais, próximo ao Terminal do município. Os sorteios devem começar às 14h30 e devem terminar às 18 horas. Para concorrer basta levar um quilo de alimento não perecível e trocar por um cupom.
A Central Única dos Trabalhadores (CUT), junto com outras entidades como a Pastoral Operária, fará hoje uma manifestação contra a Guerra e contra a Área de Livre Comércio das Américas (Alca). O evento deve ocorrer a partir das 10 horas, na Praça das Tendas, no Bairro Novo, e será precedida de duas caminhadas que saem às 9 horas da Comunidade Santa Maria da Vitória, próximo ao Terminal do Sítio Cercado, e da Vila Tecnológica. Em caso de chuva os manifestantes devem se concentrar na Comunidade Santa Izabel, na Rua Nova Aurora, 810.
Também hoje, antes da tradicional missa realizada há 53 anos no Morro do Anhangava, em Quatro Barras, também na região metropolitana, será realizada outra passeata em favor da paz, que deve atrair cerca de duas mil pessoas. A subida ao morro onde ocorre a missa deve começar na Estrada da Baitaca, às 7h30. A celebração, que ocorre no alto do morro, é presidida pelo padre Getúlio Pereira da Silva.


