Com violão, sanfona e até berrante, músicos homenagearam os trabalhadores do campo no Santuário Nossa Senhora Aparecida
Com violão, sanfona e até berrante, músicos homenagearam os trabalhadores do campo no Santuário Nossa Senhora Aparecida | Foto: Gustavo Carneiro

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, localizado na Vila Nova, em Londrina, criou uma data especial para homenagear profissionais que atuam no campo. A partir deste ano, no final de semana posterior ao Dia de São Paulo e São Pedro, celebrado em 29 de junho, haverá missas dedicadas aos trabalhadores desta área. Na primeira edição do evento, realizada no sábado (3), às 18h30, e no domingo (4), às 16 horas, a celebração religiosa contou com músicas litúrgicas tocadas com arranjos marcados pelo ritmo sertanejo e toque de berrante, além de decoração típica.

“Queremos colocar em oração todos os profissionais ligados ao campo, que incansavelmente, mesmo em tempos tão difíceis, trabalham para levar os alimentos à mesa de todos nós”, ressaltou o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do santuário. “Nossa intenção é trazer para a missa elementos vivos na memória de quem trabalha ou que já trabalhou em atividades rurais. Grande parte da comunidade da igreja já viveu essa realidade”, enfatizou Solange Batigliana, coordenadora da Pastoral da Música do Santuário.

Ela destacou que para homenagear os trabalhadores do campo, o grupo Vozes de Maria, responsável pela trilha musical do santuário, ensaiou músicas religiosas que permitem a criação de arranjos baseados em ritmos associados ao universo sertanejo. “Contamos ainda com a inclusão de um acordeon entre os instrumentos do grupo e convidamos um tocador de berrante para participar da cerimônia”, relatou.

Convidado para tocar berrante nas missas do final de semana, Lázaro Rodrigues da Silva comentou sobre a emoção que sentiu ao ser convidado para tocar o instrumento na missa do santuário. “Aprendi a tocar berrante para puxar boiada no Pantanal do Mato Grosso, onde eu morava. Toco desde os 17 anos, mas essa foi a primeira vez que toquei aqui no santuário. Foi uma emoção muito grande”, salientou.

Na entrada da igreja foi feita uma decoração tipica
Na entrada da igreja foi feita uma decoração tipica | Foto: Gustavo Carneiro

Já Ademar Ranolfe participou da missa declamando um poema de autoria própria feito em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. “Nasci em Alvorada do Sul e sempre gostei da vida no campo. Hoje vim declamar uma poesia que fiz para Nossa Senhora com versos retirados de cinco músicas sertanejas de que gosto muito”, afirmou.

A dona de casa Maria de Fátima dos Santos elogiou a missa que assistiu ao lado dos netos Pedro e Tiago. “A gente que já morou na roça sempre se emociona quando lembra daquela época. A missa de hoje foi muito bonita”, disse. “Sempre venho rezar no santuário aos domingos, e hoje a missa foi ainda mais especial por causa das músicas sertanejas e da homenagem a quem trabalha no campo”, destacou o aposentado Joaquim de Souza Costa.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1