Três mil casas foram destelhadas pelo tornado que atingiu Itaqui/RS, fronteira com a Argentina, ontem pela manhã. A informação é do prefeito do município, José Silas Goulart. Ele confirmou que 24 pessoas receberam atendimento hospitalar após o temporal, mas não houve mortos. O caso mais grave, disse Goulart, foi o de um soldado do Exército atingido por um poste. A vítima foi transferida para um hospital de Uruguaiana, cidade próxima. O prefeito calcula que o número de desabrigados seja de 12 mil pessoas, pouco mais de 25% da população da cidade, de 43 mil moradores. O rio Uruguai expulsou 1.712 famílias de suas residências em Itaqui.
Um grupo de secretários estaduais vai hoje a Itaqui para uma operação de emergência. A decisão já havia sido tomada antes do tornado pelo governador Antônio Britto (PMDB), por causa dos sete mil desabrigados pelas cheias do rio Uruguai. Britto anunciou medidas para ajudar na recuperação da região mais afetada pelas cheias, que inclui Itaqui, Uruguaiana e São Borja. Em Passo Fundo, no Planalto Médio, cerca de 100 casas foram destelhadas pela ventania.
Emergência Ontem à noite 102 municípios já haviam declarado situação de emergência ou estado de calamidade no Rio Grande do Sul. Os novos integrantes da relação são Jaguarão, no sul do Estado, e Santa Maria, na Depressão Central. Ambos não foram afetados por inundações mas pelo tornado e a chuva de granizo que castigaram o Estado. Em Jaguarão, cerca de 120 casas foram destelhadas. Santa Maria foi atingida por ventos de 90 quilômetros por hora e queda de granizo.
O major Léo Bulling, da Defesa Civil/RS, afirmou ontem que, com o estrago causado pela tempestade, o número de desabrigados - que estava diminuindo há vários dias com o retorno da população ribeirinha às casas antes tomadas pela enchente - voltou a crescer. Ele acredita que nesta quarta o número de desabrigados deve subir para mais de três mil famílias.
O meteorologista Eugênio Hackbart, coordenador da Rede de Estações de Climatologia Urbana, de São Leopoldo/RS, acredita que um tornado atingiu Itaqui. ‘‘Embora não sejam frequentes, os tornados também podem acontecer no Rio Grande do Sul’’, disse. Com ventos de mais de 150 quilômetros por hora, o tornado, segundo sua descrição, forma-se dentro de um ciclone e arrasa tudo na estreita faixa por onde passa. Em Itaqui, esta faixa teria a largura de 400 metros.