Thomaz critica festival, mas vem buscar o cachê
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 26 de março de 1999
Zeca Corrêa Leite 
Gerald Thomas, que desancou o Festival de Teatro de Curitiba no jornal Folha de S.Paulo, na quinta-feira passada, chamando a organização do evento de amadora, chega hoje a Curitiba. Vem para prestigiar o FTC com sua presença, assim como outros notáveis: a atriz Christiane Torloni, o jornalista Millôr Fernandes, a crítica teatral Cora Rónai e o cenógrafo J.C. Serroni.
Eles chegam nos momentos finais do acontecimento que movimentou a cidade durante uma semana e meia, mas com a mesma finalidade: dar um toque vip à festa. Visitas como essas são corriqueiras nas edições do FTC, mas houve estranheza com a inclusão de Gerald Thomas na lista.
Leandro Knopfholz, um dos organizadores do 8º Festival de Teatro de Curitiba, disse à Folha que o diretor estava na lista dos vips desde o início. Então, por que as críticas ao evento se ele estava vindo para cá? Pergunte a ele quando chegar, respondeu.
Na Folha de S.Paulo Gerald reclamou não só do amadorismo, mas também do que iria receber como cachê (R$ 35 mil). O trato inicial previa o pagamento em dinheiro americano: US$ 35 mil, argumentou. Receber em moeda brasileira é pouco para uma estréia mundial.
Knopfholz rebate: toda a negociação foi feita em reais e quando houve a valorização do dólar, Gerald falou que queria receber na moeda brasileira. Aliás, sobre esse detalhe o empresário comentou com a Folha Dois, dias antes do início do festival que quando se deu a crise, a primeira coisa que fizemos foi cancelar o espetáculo de Gerald Thomas. A peça era uma mistura de Napoleão com Rei Leão e Rei Lear, segundo o empresário.
Hábil no trato da autopromoção, Thomas não perdeu a oportunidade para dizer que como precisam da minha presença para atrair a imprensa e deixar o festival mais colorido, ficam divulgando que eu estarei lá antes de estar acertado. Já estão capitalizando em cima de minha ausência.
Segundo comentários de bastidores, o diretor que mora em Nova York teria vindo ao Brasil com as passagens pagas pelo Festival de Teatro de Curitiba. Ninguém confirmou. Única confirmação é que ele estará na cidade e, com certeza, vai chamar a atenção da imprensa sobre si. Resta saber se o festival ficará mais colorido como imagina.


