Teto para alta de remédio de venda controlada é 5,91%
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Agência Estado 
São Paulo- O reajuste dos medicamentos de venda controlada, aqueles obrigatoriamente prescritos por receita médica, deve ficar abaixo de 5,91%.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União de ontem a fórmula de cálculo dos reajustes, que entram em vigor a partir de 31 de março. A conta considera, além do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos 12 meses encerrados em fevereiro, ganhos de produtividade das empresas e o nível de participação de medicamentos genéricos nas vendas de cada segmento.
Desde 2005, o reajuste máximo tem sido igual ou menor que o valor do IPCA acumulado nos 12 meses anteriores ao reajuste. Este ano, de acordo com projeção da LCA Consultores, o índice deve terminar fevereiro acumulado em 5,91%. Segundo Laura Comparini, da LCA, o aumento deve ficar abaixo desse patamar, porque os fabricantes não enfrentam pressão sobre custos.


