Brasília, 31 (AE) - O Tesouro Nacional obteve hoje o melhor resultado dos quatro leilões de NTN-C (Notas do Tesouro Nacional série C), papéis corrigidos pelo IGP-M que podem ser comprados com títulos securitizados, anunciou o coordenador da dívida pública, Paulo Valle.
Do total vendido no evento de hoje, o Tesouro Nacional recebeu 57,15% dos pagamentos com esses créditos. No último leilão, o pagamento com títulos securitizados chegou a 35,20%.
Desde que o governo iniciou as ofertas de NTN-C, em novembro do ano passado, os quatro leilões proporcionaram até agora uma redução de R$ 309,16 milhões no estoque da dívida do setor público. Segundo Valle, embora pequena, essa redução é importante porque o Tesouro está promovendo um alongamento da dívida.
"Esse programa só tem vantagens para o Tesouro, pois o novo papel passa a ter maior liquidez no mercado", afirmou o coordenador. "Precisamos criar uma curva de longo prazo e antes tínhamos diversos papéis com vencimentos diferentes, o que não favorecia essa prospecção de alongamento da dívida." O Tesouro vendeu no leilão de hoje o equivalente a R$ 1,539 bilhão, que correspondem a 1,756 milhão de títulos. Além do IGP-M, a taxa de correção desses papéis foi igual ao do último evento: 11,7% para papéis com vencimento em três anos e 12,5% para títulos com prazo de sete anos.
Valle informou que, com o leilão de hoje, foi encerrado o ciclo de reoferta com prazo de reoferta de três e sete anos com um volume total de 4,7 milhões de títulos. No fim do mês de abril, o Tesouro Nacional deverá voltar a ofertar NTN-Cs, mas está estudando o alongamento dos prazos de vencimento, que podem passar para cinco e dez anos.