Washington, 08 (AE-DOW JONES) - O secretário do Tesouro dos EUA, Lawrence Summers, disse hoje (08) que na nova era de crescentes superávits orçamentários projetados para o país, as discussões do Tesouro estão concentradas em como manter a liquidez no mercado pelos ativos do governo e, ao mesmo tempo, reduzir o volume atual da dívida.
Em depoimento ao comitê de Finanças do Senado, Summers observou que, até recentemente, a redução do débito tem sido feita com a retirada dos papéis no momento do vencimento. "Mas a partir de agora nós temos um novo instrumento para ajudar na condução desse processo de redução das dívidas públicas, mediante a recompra de papéis que ainda não estão vencidos", disse. "Usando essa ferramenta, poderemos reduzir a dívida e injetar liquidez em papéis benchmarks considerados importantes", disse.
No período entre abril e junho, o pagamento dos empréstimos do Tesouro resultará em um recorde de US$ 152 bilhões, segundo Summers. "Com isso, faremos o pagamento de uma quantidade maior de dívidas neste ano do que em 1998 e 1999", comentou durante seu discurso para explicar as vantagens da redução do débito do governo.