São Paulo/Madri, 1° (AE) - Terra Networks, S.A., subsidiária de Internet da Telefonica, S.A., e "Agência Estado" acabam de anunciar a celebração de uma aliança estratégica que possibilitará ao portal Terra-Brasil (www.terra.com.br) contar com exclusividade com os conteúdos dos meios de comunicação de propriedade do "Grupo Estado" ("Agência Estado", "O Estado de S.Paulo", "Jornal da Tarde" e "Rádio Eldorado"). O acordo vincula o principal provedor de serviços de Internet nos mercados de língua portuguesa e espanhola com o mais tradicional e um dos maiores grupos de comunicação do Brasil. O objetivo do acordo é incrementar a audiência dos sites de Terra e do Grupo Estado no Brasil e criar novas oportunidades para a geração de receitas publicitárias, de serviços e comércio eletrônico.
Terra-Brasil se converte assim no portal com maior volume de informação local do mercado brasileiro. Além disso, após o lançamento na semana passada do Terra Livre (www.terra.com.br/livre) o acesso gratuito à Internet de Terra-Brasil , a aliança Terra-Estado assegura aos internautas brasileiros a melhor oferta de conteúdos do País. O acordo fortalece as posições tanto do "Grupo Estado" como de Terra Networks e reafirma seu compromisso de liderar o mercado brasileiro.
Pelo licenciamento dos conteúdos do "Grupo Estado", Terra pagará durante os cinco anos de vigência do acordo US$ 15 milhões para cada um dos quatro primeiros anos e US$ 8 milhões para o último ano. Metade destes pagamentos será realizada com ações da Terra.
"Nesse momento é muito importante para nós a aliança com uma das maiores companhias de Internet do mundo, como é Terra Networks", explica Francisco Mesquita Neto, diretor-superintendente do "Grupo Estado". "Este acordo e mais a experiência acumulada pela "Agência Estado" em mais de dez anos de atuação no mundo digital possibilitarão o surgimento de novos produtos exclusivos, dirigidos a um mercado cada vez mais exigente e diversificado", complementa Rodrigo Mesquita, diretor da "Agência Estado".
"Num momento em que a Internet está expandindo todo seu potencial de mercado, a oferta de conteúdos de qualidade e de caráter local, como os que aporta o "Grupo Estado", representa um alto valor para nosso portal", afirma Juan Perea, conselheiro delegado de Terra Networks. "Trata-se, sem dúvida, do mais importante acordo firmado por Terra no Brasil", complementa Silvia de Jesus, diretora executiva da empresa. Sobre Terra Networks - Terra Networks, S.A. é um dos principais provedores do mundo de língua hispano-portuguesa tanto de serviços de acesso à Internet (ISP) para o mercado residencial e de pequenas empresas ("SOHO"), como de conteúdos. Em seu negócio ISP, Terra conta com 1.144.000 clientes. Como provedor de conteúdos entrega mais de 370 milhões de page-views por mês. O número de visitas que os portais de Terra recebem é de 33 milhões ao mês. (Dados de 30/11/99). Atualmente, Terra é provedor de serviços de acesso à Internet na Espanha, no Brasil, no México, no Chile, no Peru, na Guatemala e nos Estados Unidos e opera portais de Internet, além desses países, na Argentina. Terra planeja novos portais em outros países da região durante o primeiro trimestre de 2000. Em todos seus mercados, Terra está desenvolvendo soluções "on line" para publicidade, marketing, comércio eletrônico e outras atividades relacionadas com este campo. Terra também combina uma ampla gama de conteúdos internacionais com outros conteúdos de forte caráter local que refletem as próprias comunidades dos usuários e o que é importante em seu dia-a-dia. Terra Networks, S.A. é subsidiária da Telefonica, S.A. e tem suas ações cotadas nas bolsas da Espanha (TRR) bem como no mercado eletrônico Nasdaq (TRRA) dos Estados Unidos.
Sobre "Grupo Estado" - O Grupo Estado é um dos mais antigos e respeitados grupos de comunicação do mundo. Seu início data de 1875, com a fundação do jornal "A Província de S.Paulo", hoje "O Estado de S.Paulo", um dos jornais brasileiros de maior influência, bem como o mais eficiente em classificados e anúncios em geral. Das empresas do Grupo, participam ainda do acordo com Terra a "Rádio Eldorado" (criada em 1958), o "Jornal da Tarde" (criado em 1966) e a "Agência Estado" (de 1970). A "Agência Estado", uma empresa do "Grupo Estado" e maior agência de notícias do País, foi pioneira na criação de serviços informativos eletrônicos em tempo real no Brasil, sendo hoje a principal fonte dos mercados financeiro, empresarial, de agro-negócios e da mídia em geral. Foi também a primeira na criação de um serviço informativo brasileiro na "web", em 1995. Por esse motivo, a "Agência Estado" coordenou as negociações com Terra e vem desenvolvendo o futuro portal do "Grupo Estado" na Internet, que será lançado ainda neste trimestre, cujas paginas passarão a fazer parte do tráfego da Terra-Brasil. Este portal ampliará a gama de informações e serviços prestados pelo Grupo, hoje, no âmbito da Internet. Irá também incrementar sua audiência, atualmente de 50 milhões de page-views por mês, na soma de todos os sites. Só a "Agência Estado" é responsável por metade desse número.