Termina campanha contra diabetes; índice é elevado
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 06 de abril de 2001
Ellen Taborda De Curitiba 
A Secretaria de Saúde de Curitiba ainda não tem os números finais da Campanha Nacional de Combate a Diabetes, que terminou ontem em todo o Brasil. O último levantamento, de 30 de março, mostra que cerca de 9% das pessoas que passaram por exames apresentaram níveis de glicemia (açúcar no sangue) alterados.
Segundo a diretora do Centro de Informação e Saúde da secretaria, Mariângela Galvão Simão, os dados finais só serão conhecidos até a metade da próxima semana.
Até o final do mês passado, 300.817 pessoas procuraram as unidades de saúde da Capital para fazer o teste de triagem de glicemia (glicofita). Destas, mais de 26 mil foram encaminhadas para exames comprobatórios em jejum. De acordo com Mariângela, o primeiro teste de glicemia pode ter sido afetado por qualquer alimento que a pessoa tenha ingerido antes.


