O tenente-coronel Nelson Villa, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, será promovido a coronel no próximo dia 10 de agosto. Com a ascensão para o mais alto posto na carreira militar do Paraná, Villa terá que deixar o cargo que ocupa à frente da corporação em Londrina. O nome do substituto de Villa ainda não foi definido, segundo a Sesp (Secretaria de Estado da Segurança Pública).

Como será coronel, o destino do atual comandante deverá ser Curitiba. Outra hipótese é assumir algum comando regional em Londrina ou em outra região do Estado. Um possível destino seria o cargo de comandante ou subcomandante 2º Comando Regional da Polícia Militar (2ºCRPM). O grupamento, com sede em Londrina, tem o coronel Jeferson Luís de Souza no comando e é responsável por coordenar os trabalhos da corporação em todo o Norte do Paraná.

"Ao ser promovido ao posto de coronel, essa promoção torna o posto incompatível com o comando da unidade operacional (5º BPM)", informou Villa. Após quatro anos à frente do 5ºBPM, sendo o longevo no cargo, o tenente-coronel demostrou abertamente o interesse de ficar na cidade em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (31). "Sou o comandante a ficar mais tempo a frente do 5º Batalhão e anuncio a pretensão em ficar na cidade. É claro, caso venha uma determinação contrária do alto comando, como bom militar que somos, iremos acatar as determinações."

O comandante do 5º BPM destacou que seu trabalho à frente da unidade foi fundamental na diminuição dos índices de criminalidade de Londrina. "Hoje, felizmente, todos os dados demostram que os dados vêm melhorando. Não ouvimos mais falar de crimes violentos contra o patrimônio na cidade. Investimos em prevenção, com viaturas percorrendo o centro e os bairros, ou seja, a prevenção pela presença vem sendo a tônica na nossa gestão. As blitze na cidade são mais constantes, com olhar atento a questão do trânsito. Também cresceu o número de armas e droga apreendidas, além de traficantes que tiramos de circulação", elencou.

Um dos nomes cotados para substituí-lo no 5ºBPM, é do tenente-coronel Marcos Tordoro, que está a frente do 30º BPM. A área de abrangência da unidade inclui a zona norte da cidade e de municípios vizinhos como Ibiporã, Sertanópolis e Bela Vista do Paraíso.

Villa é natural de Londrina e ingressou na carreira policial em 1991. Ele é graduado em direito e possui especializações nas áreas de direitos humanos e segurança pública. Também comandou a 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, na zona norte de Londrina.