Tempestade tropical atingiu Grande São Paulo ontem
São Paulo, 05 (AE) - A forte chuva que provocou transtornos na região nordeste da Grande São Paulo ontem à noite foi uma tempestade tropical, segundo o meteorologista da empresa Climatempo, Carlos Magno do Nascimento. As áreas mais atingida foram Guarulhos e as zonas leste e norte da capital paulista."A intensidade da chuva de quinta na região é semelhante à que acompanha os furacões ", disse o meteorologista.
De acordo com dados da Infraero, foram registrados 70 milímetros de chuva no Aeroporto Internacional de Guarulhos entre 18 e 22 horas. Uma forte pancada de chuva também atingiu a zona norte da cidade. O 7 º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia, Inmet, registrou 68 milímetros do Mirante de Santana.
Carlos Magno explica que esse tipo de tempestade costuma ocorrer durante o verão. Por causa do forte calor e da umidade, nuvens do tipo cúmulos nimbus, os CBs, foram se formando ao longo do dia exatamente sobre a região nordeste da Grande São Paulo. A concentração de Cbs provocou o temporal. A intensidade da chuva chegou a 100 milímetros por hora, considerada muito forte pelos meteorologistas. A tempestade foi acompanhada por rajadas de vento que chegaram a 86 km por hora na região de Guarulhos.
Apesar da força da tempestade, o índice de 68 mm ocorrido no Mirante de Santana não supera o recorde de chuva em 24 horas registrado pelo Inmet , de 121,8 mm no dia 2 de fevereiro de 1983.
Novas concentrações de cúmulus nimbus podem acontecer na capital nos próximos dias. Isso porque o calor e a umidade devem favorecer a formação de nebulosidade e pancadas fortes de chuva, principalmente a partir da tarde.
Hoje as temperaturas oscilaram entre a mínima de 19,5 graus e a máxima de 31,9 graus em São Paulo. A temperatura máxima amanhã(6) pode chegar a 33 graus na capital, 34 graus litoral e 36 graus no interior do estado de São Paulo





