Londrina - Tempestade na tarde de ontem assustou moradores dos jardins Jatobá, Nova Esperança e São Lourenço, na Zona Sul de Londrina. Forte chuva, acompanhada de granizo e rajadas de vento provocou um cenário de destruição.
Várias árvores caíram nas ruas, impedindo a passagem de pedestres e motoristas. Casas e estabelecimentos comerciais foram destelhados, postes tombados, placas arrancadas e portões amassados. Pelo menos duas escolas precisaram dispensar os alunos.
A dona de casa Clarice Montini conta que durante os dez minutos de chuva forte toda sua família ficou muito assustada. ''Os ventos arrancaram as telhas da minha casa e o pior é que quando meu filho subiu para arrumar, ele caiu em cima de mim'', contou.
A aposentada Cecília Lopes da Silva conta que ouviu um barulho alto na frente de sua casa, mas, assustada, preferiu não olhar o que tinha acontecido. ''Quando parou a chuva e vi aquela árvore enorme caída na minha calçada, dei graças a Deus por não ter caído em cima do meu telhado'', complementa. ''Já imaginávamos que isso poderia acontecer, essa árvore estava muito grande.''
De acordo o Corpo de Bombeiros de Londrina, a corporação recebeu cerca de dez ligações solicitando lonas. Os pedidos foram encaminhados para o posto da Zona Sul. Um eucalipto interditou parcialmente a Avenida Guilherme de Almeida. Um trator da Prefeitura conseguiu liberar o trânsito. Nenhum morador precisou de atendimento médico, até o fechamento desta edição.
Com a queda de galhos e árvores inteiras sobre a rede elétrica, três circuitos que abastecem a região foram danificados, segundo a Copel. A companhia registrou danos em dois postes, o que deixou pelo menos 14 mil domicílios sem energia durante a tarde. Até o início da noite, 6 mil permaneciam sem luz. A previsão era de que todo o sistema fosse restabelecido ainda na noite de ontem.

mockup