A chuva do início de setembro deu uma trégua e o londrinense voltou a conviver com o forte calor. Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a temperatura começou subir na segunda-feira (9) e chegou aos 33ºC, nível que deve ser mantido até a semana que vem em Londrina. Nesta quarta-feira (11), por exemplo, a previsão é que a máxima seja de 35ºC e a mínima de 21ºC.

Imagem ilustrativa da imagem Temperaturas podem chegar aos 40ºC nesta semana no Paraná
| Foto: Gustavo Carneiro/Grupo Folha

De acordo com o meteorologista do Simepar, César Duquia, o Paraná também está com um clima bem quente. "A massa de ar seco se estende do Mato Grosso do Sul até São Paulo e estamos no meio disso. A frente fria que vem do Rio Grande do Sul pode mudar esse quadro entre quinta e sexta-feira, mas o avanço é muito lento", disse.

Conforme o especialista, o Noroeste do Estado, mesmo com um comportamento climático parecido com o Norte, é a região que mais tem sofrido com as altas temperaturas. "Os termômetros estão chegam a quase 40ºC em cidades como Loanda e Cidade Gaúcha, por exemplo. É o local onde a massa de ar quente atua com mais intensidade. Por outro lado, o Litoral vive uma situação contrária. As praias não tiveram grande oscilação, permanecendo em 27ºC de máxima", completou.

De acordo com a meteorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), Ângela Beatriz Costa, há um bloqueio impedindo a aproximação das frentes frias, que pairam principalmente sobre o Rio Grande do Sul. "Normalmente esse fenômeno ocorre no inverno, que não registra muitas chuvas. Como estamos encerrando esse período - começou no final de junho e termina em 23 de setembro, dando espaço para a primavera -, essa transição climática é um fator que ajuda a explicar a predominância do calor no Norte do Paraná", argumentou.

Ângela Costa afirmou que o inverno londrinense, apesar das temperaturas amenas, não teve chuvas significativas. De 1º a 4 de setembro, o município apresentou 25.6 milímetros de precipitação. O previsto para o mês é 116 mm. Já agosto terminou sem chuvas. "As recomendações nessa época são as de sempre: tomar bastante água e evitar exposição ao sol das 10h às 16h", observou.