São Paulo, 31 (AE) - A passagem de uma frente fria e a chegada de uma forte massa de ar frio, de origem polar, provocou queda abrupta de temperatura em São Paulo. Hoje a capital paulista teve a tarde mais fria do ano. A estação Mirante de Santana, na zona norte, do 7º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou queda de 9 graus de ontem (30) para hoje (31), de 25 para 16 graus, às 15 horas. A temperatura mínima, às 7 horas, foi de 9 graus, um grau acima do recorde do ano, 8 graus, em 20 de maio.
Em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, a temperatura caiu para 4 graus. Para a madrugada desta terça-feira há expectativa de geadas na região. A temperatura mínima em Campos do Jordão pode chegar a 0 grau.
De acordo com a meteorologista da empresa Climatempo, Ana Lúcia de Macedo, a frente fria já está no litoral da Bahia e a massa de ar frio aos poucos vai se deslocando para o oceano. Mas a umidade que os ventos de sudeste transportam do mar para o continente ainda devem deixar o céu com muitas nuvens na capitalpaulista e no litoral amanhã (01).
Durante o dia, os ventos mudam para leste e o sol volta a aparecer. No interior, a previsão é de sol desde cedo. O frio continua na cidade e a mínima prevista para amanhã (01) é de 10 graus.À tarde, com a diminuição das nuvens a temperatura sobe um pouco e chega a 21 graus, de acordo com Ana Lúcia.
Na quarta-feira uma nova frente fria deve passar pelo litoral do Sudeste e o ar frio que acompanha esse sistema deve manter as temperaturas baixas durante a semana. Há previsão de que outra onda de frio vai atingir São Paulo na sexta-feira e pode voltar a provocar forte queda de temperatura durante o fim de semana em todo o Estado.

mockup