Temer quer Banespa com brasileiros
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 07 de fevereiro de 2000
Por Rita Tavares
São Paulo, 7 (AE) - O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), disse hoje que prefere que o Banespa seja vendido a um banco de capital nacional. Ele dará prioridade à tramitação de uma emenda constitucional do deputado Gerson Peres (PPB-PA) que submete ao aval do Congresso Nacional a privatização de instituições do sistema financeiro. Essa emenda tem o apoio de um amplo leque de parlamentares que inclui o ex-ministro Delfim Netto (PPB) e o deputado José Genoíno (PT). "Não podemos desnacionalizar a economia num ritmo feroz, voraz. Agora, é preciso ficar sob um certo controle", disse. "É preciso preservar os valores nacionais."
Além do sistema financeiro, Temer manifestou preocupação com a privatização das empresas do sistema elétrico e dos setores de petroquímica e siderúrgico. "Devemos preservar ao menos uma parte da economia", afirmou. Ao ser indagado se o Congresso não tem pouco prazo para aprovar a emenda constitucional proposta, já que o leilão do Banespa está marcado para maio, Temer disse que se o Congresso der prioridade ao projeto, conseguirá aprová-lo.
Ao falar nesta manhã na Associação Comercial de São Paulo, Temer disse não ter nenhuma objeção à privatização de bancos estaduais, mas discorda da idéia de os bancos oficiais terem como política a competição com os privados, visando apenas o lucro. "O banco oficial deveria ter uma vocação para o social e o desenvolvimento", disse Temer.