Imagem ilustrativa da imagem Técnicos da UEL e HU suspendem greve e voltam aos trabalhos nesta quinta
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Os servidores técnico-administrativos do campus da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e do HU (Hospital Universitário) decidiram nesta quarta-feira (17) suspender a greve da categoria, deflagrada no dia 2 de julho e iniciada no dia 8. Com o fim da paralisação, os servidores devem voltar aos trabalhos já nesta quinta-feira (18), segundo o presidente da Assuel (Associação dos Técnico-Administrativos da UEL), Arnaldo Mello.

A suspensão da greve no campus foi acatada com um voto contrário e uma abstenção – cerca de 200 trabalhadores participaram da reunião deliberativa. No HU, 13 representantes de suas categorias estiveram presentes. De acordo com Mello, todos votaram a favor da suspensão da paralisação.

Para Arnaldo Mello, a proposta do governo não contemplou totalmente as necessidades da categoria, mas já abriu as portas para a negociação. A proposta apresentada pelo governo prevê o pagamento, 4, 94% referente a inflação de maio de 2018 a abril 2019. Este pagamento será de forma parcelada sendo, 2% para janeiro de 2020, 1.5% no começo de 2021 e 1,5 em janeiro de 2022.

O presidente lembra que, caso o governo deixe de cumprir o que foi acertado com FES (Fórum de Entidades Sindicais), a categoria poderá voltar a fazer greve no segundo semestre. " Eu achei a decisão acertada, pois mesmo não atendendo todas as nossas reivindicações, temos agora a possibilidade de negociação com o Estado", declarou.

PROFESSORES DECIDEM NA QUINTA

Apesar do retorno dos técnicos, os docentes da UEL só decidem se voltam aos trabalhos nesta quinta, em assembleia no Pinicão, a partir das 14h. Entretanto, caso deliberem pelo fim da paralisação, os professores ainda terão de aguardar a retomada do calendário da graduação pela Cepe (Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão), explica Ronaldo Gaspar, presidente do Sindiprol/Aduel. “O retorno não será imediato”, afirma.

Nesta quarta, desde as 10h, o Sindiprol percorre todos os centros de estudos da UEL para debater a pauta de quinta: a proposta do governo estadual; o panorama da greve dos servidores públicos no Paraná; e os encaminhamentos para a assembleia geral docente.

O Sindiprol também representa os professores do campus de Apucarana da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), que deliberam sobre o retorno aos trabalhos às 17h desta quinta, e da UENP (Universidade Estadual do Norte Pioneiro), que se reúnem às 19h, no campus de Jacarezinho.

(Colaborou Fernanda Circhia)

(Atualizada às 15h57)