O Tribunal de Contas do Estado do Paraná avaliou os portais da transparência dos poderes Executivos estadual e municipais quanto às ações voltadas ao enfrentamento da pandemia decorrente do novo coronavírus. Os critérios são determinados por uma nova versão do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) - indicador desenvolvido pelo TC-PR em 2018 - inteiramente dedicada ao problema do novo coronavírus.

Enquanto as prefeituras atenderam, em média, a 60,7% dos critérios fixados pelo órgão de controle, o desempenho atingido pelo governo estadual foi de 65,25%. Somente quatro municípios alcançaram o índice de 100% na aferição - Cianorte, Maringá, Pato Bragado e Pinhais - e 187 tiveram pontuação acima da média citada - entre eles, Londrina, com 93,25%, e Curitiba, com 92%.

Finalmente, o pior resultado foi identificado em Nova Aliança do Ivaí: 16,25%. Os dados completos da pesquisa - com ranking, relatório final e análise integral - podem ser conferidos neste link. Eles também foram apresentados no Fórum de Controle Social, evento on-line realizado pelo tribunal.

Entre os 38 pontos averiguados por servidores do órgão de controle, destacam-se os seguintes: se há publicação de boletins epidemiológicos diários; se são disponibilizados endereços e informações de contato para o atendimento médico de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19; se há veiculação da íntegra das licitações, dispensas e inexigibilidades relacionadas ao enfrentamento à pandemia; e se é informada a relação completa dos servidores efetivos, temporários e comissionados nomeados especificamente para auxiliar no combate ao novo coronavírus.