Nova York, 22 (AE-AP) - Os juros norte-americanos registraram sua maior alta no mês nesta quinta-feira (22), depois que o presidente do banco central dos Estados Unidos, Alan Greenspan, anunciou que poderia elevar os juros pela segunda vez no ano, com o objetivo de conter o crescimento da economia e a possibilidade de inflação.
Os títulos públicos referenciais de 30 anos, os "T-Bonds", subiram seis pontos-base e encerraram o dia a 5,96%. Segundo os analistas, o Fed deixou claro que elevará as taxas sempre que necessário. A última elevação foi em 30 de junho, quando os juros subiram de 4,75% para 5% ao ano.
Para muitos, Greenspan não disse nada de novo. "Se o crescimento econômico continuar nesse ritmo, teremos pressões salariais e inflacionárias", disse um analista. "O que significa que as taxas têm de subir." Muitas empresas estão tentando vender todos os títulos que têm em mãos, antes que os juros subam e antes de qualquer queda no nível de atividade econômica.

mockup