Tarifas dos portos caem para vários produtos
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 29 de março de 2000
Montevidéu, 30 - A Administração Nacional de Portos (ANP), do Uruguai, anunciou ontem queda nas tarifas dos portos de Montevidéu, Nueva Palmira e Fray Bentos. Vários produtos foram contemplados com a queda de preços. Em Montevidéu, a redução oscila entre 10% para exportação de couros em geral e 63% para sapatos e vestuário. A ANP e o ministro dos Transportes, Lucio Cáceres, entregaram a representantes da Câmara de Indústrias e União de Exportadores o resultado do estudo de custos portuários. As informações são do jornal El Observador.
Dentre as conclusões do estudo, destacam-se sugestões para melhorar a competitividade do porto de Montevidéu. São elas: redução das atividades improdutivas, queda de tarifas e maior agilidade no atendimento, diminuindo a permanência dos navios no porto.
Os preços de exportação a granel tiveram queda de 20%. Produtos de venda tradicional como cereais tiveram tarifas diminuídas em 23%. Exportações a granel nos portos de Nova Palmira e Fray Berntos tiveram quedas de tarifas de 88% e 86%, respectivamente. A decisão da ANP foi considerada positiva pela Câmara de Indústrias (CIU) e União de Exportadores.