Na Região Metropolitana de Londrina, Tamarana entrou para a lista de 51 municípios paranaenses com óbitos causados pela Covid-19. Uma moradora da zona rural de apenas 38 anos foi a primeira vítima da doença na cidade, a 90 quilômetros de Londrina. Ela morreu neste domingo (17) no HU (Hospital Universitário) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), mas teve o diagnóstico da Covid-19 confirmado somente nesta quarta-feira (20). Segundo o boletim da Sesa, há mais um caso em Tamarana aguardando o resultado dos exames.

Imagem ilustrativa da imagem Tamarana confirma primeira morte por Covid-19
| Foto: Arquivo Folha

De acordo com o gerente de Ações em Saúde de Tamarana, Leandro Feronato, a moradora, que deixa filhos e o marido, possuía um quadro de saúde delicado, "com debilidades físicas e imunológicas", disse.

Também segundo Feronato, antes de procurar o atendimento de saúde do município, a moradora havia ficado 12 dias internada em uma unidade de saúde em outra cidade. "Chegou em casa na terça, há oito dias, na quinta recebeu a visita do médico do Programa Saúde da Família e não havia suspeita nem sintomas gripais. No sábado, ela chegou ao hospital bastante debilitada, com a glicemia muito baixa, melhorou essa questão, mas teve uma dificuldade respiratória e foi encaminhada ao HU de Londrina, conforme é o protocolo", explicou.

Agora, o marido e os familiares próximos da vítima também serão orientados a permanecerem em observação quanto aos sintomas da Covid-19, em isolamento social.