Brasília - Um novo teste rápido de aids realizado por fluido oral estará disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de março de 2014, informou ontem o Ministério da Saúde. O resultado ficará pronto em até 30 minutos. Em um primeiro momento, o teste será utilizado por 40 ONGs parceiras do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde que atuam em 21 Estados e no Distrito Federal.
Segundo o Ministério da Saúde, terão prioridade ao novo método, durante essa fase inicial - prevista para iniciar em março do próximo ano - as populações prioritárias que apresentam maior vulnerabilidade à infecção pelo HIV (homens que fazem sexo com homens, gays, profissionais do sexo, travestis, transexuais, pessoas que usam drogas, pessoas privadas de liberdade e em situação de rua).
"Em um segundo momento, o diagnóstico estará disponível para todas as pessoas que quiserem realizá-lo, inclusive como autoexame. A sua grande vantagem é a segurança e a confiabilidade, além de não necessitar de infraestrutura laboratorial", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em nota.
A partir do segundo semestre do próximo ano, o novo diagnóstico será ofertado para a população em todas as campanhas do "Fique Sabendo", nos serviços do SUS.

mockup