Superbactéria interdita UTI do HU
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Marian Trigueiros <br>Reportagem Local 
Londrina - Novo caso da bactéria multirresistente Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) foi confirmado em uma das alas da UTI do Hospital Universitário (HU). Agora são seis pessoas contaminadas pelo microorganismo somente neste setor. Ao todo, 35 pacientes estão infectados no hospital, sete em outra UTI e 22 na enfermaria. A direção enviou ofício à Central de Leitos informando sobre a interdição e a restrição para receber novos pacientes. Em julho de 2010, o HU teve de restringir os atendimentos em função da presença da superbactéria.
Segundo a superintendente do HU, Margarida Carvalho, a situação está sob controle. ''Sabemos exatamente as unidades em que a bactéria está presente. O motivo, entretanto, de ter aparecido na outra ala da UTI ainda está sendo investigado'', explica. A unidade a qual ela se refere é exclusiva para casos de traumas e recuperação de grandes cirurgias e doenças clínicas graves.
A interdição da UTI resultou em 11 pacientes graves esperando por transferência. Conforme os pacientes com KPC forem melhorando eles serão transferidos para outras unidades, para que a UTI possa então ser higienizada. ''Não há prazo. É necessário haver a recuperação clínica para que os leitos sejam liberados.''
Para que a situação não se agrave, a superintendente lembra que a procura no hospital é referenciada. ''Todos os pacientes devem ser encaminhados ou transferidos via Central de Leitos. A procura não deve ser feita no local'', pontua ela, acrescentando que o pronto-socorro está superlotado. O setor possui 48 vagas, mas está com 78 pacientes.


