Summers pede esforço contra corrupção, lavagem e evasão.
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 03 de fevereiro de 2000
Cancún, México, 03 (AE-DOW JONES) - O secretário do Tesouro dos EUA, Lawrence Summers, afirmou que o combate à corrupção, à lavagem de dinheiro ilegal e à evasão fiscal constitui a "próxima geração" de reformas econômicas a ser implementada no continente americano. Ele fez essa declaração durante a reunião de ministros das Finanças da América em Cancún (México). "É correto e importante que os ministros das Finanças desta região aproveitem esta oportunidade para comprometer nossos países com a intensificação dos esforços nacionais e regionais para combater esses problemas", disse Summers.
Ele acrescentou que "assim como a guerra é importante demais para ser deixada a cargo dos generais, numa economia global o desafio de combater a corrupção e os crimes financeiros é importante demais para ficar somente com as agências de manutenção da lei". Para Summers, a globalização tornou mais fácil o acesso a paraísos fiscais, o que obriga as ecomomias maiores a apertar seus mecanismos fiscais.
O secretário exortou seus colegas a envolver-se mais no combate à corrupção, crime que tradicionalmente está sob a jurisdição de outros órgãos, como a polícia e os ministérios da Justiça. "Cada vez mais, e corretamente, essa percepção está mudando. Se aprendemos alguma coisa com os acontecimentos da última década em diferentes economias emergentes e em transição, é que não há melhor antídoto para a corrupção do que o mercado e os passos que os governos tomam para permitir que o mercado funcione". Ele destacou as propostas de reduzir a burocracia, treinar e pagar melhor o funcionalismo público e abrir os mercados financeiros à concorrência interna e externa.