Washington, 24 (AE) - Numa decisão que pode complicar a campanha do vice-presidente Albert Gore à Casa Branca, o Departamento de Justiça iniciou na quinta-feira uma investigação criminal sobre o misterioso desaparecimento do sistema de computadores da Casa Branca de centenas mensagens de e-mail sobre temas que vão do escândalo sexual envolvendo o presidente Bill Clinton e a ex-estagiária Mônica Lewinsky às controvérsias sobre o levantamento de fundos para a campanha de reeleição de Clinton e Gore, em 1996.
Paralelamente, a assessoria jurídica da Casa Branca revelou que uma grande quantidade de e-mails que Gore enviou e recebeu de seus assessores não ficou registrada e, por essa razão, nunca foi examinada no contexto das investigações sobre os abusos relacionados com o financimento da campanha de 1996.
A investigação do Departamento de Justiça refere-se a mensagens internas e externas cuja existência é conhecida desde 1998. O problema foi atribuído a um erro de programação, mas a Casa Branca não notificou os investigadores do Congresso, que na época trabalhavam no caso Lewinsky, que levaria, meses mais tarde, à instalação do processo de impeachment de Clinton.
Nas últimas semanas, vários empregados da empresa Morthrop-Grumman, que gerencia o sistema de e-mails da Casa Branca, disseram que, em junho de 1998, foram instruídos por funcionários da Casa Branca, num tom que alguns deles consideraram ameaçador, a não falar sobre o sumiço dos e-mails com ninguém, nem mesmo com seus cônjuges.
O promotor especial Robert W. Ray, que substitui Kenneth Starr na chefia das investigações dos vários escândalos da atual administração, informou que está examinando o assunto. É improvável que o caso produza novas revelações antes da eleição presidencial de novembro. O trabalho de recuperação e reconstituição dos e-mails deve demorar um par de anos e custará US$ 3 milhões, segundo estimativas da própria Casa Branca. Mas a abertura de uma investigação criminal é potencialmente muito danosa para Gore, porque levanta novas suspeitas e expõe sua principal vulnerabilidade como candidato.
Seu contendor republicano, o governador do Texas, George W. Bush, não perdeu um minuto para explorar a controvérsia, que certamente procurará manter viva na cabeça dos eleitores. "Espero saber longo onde estão esses emails e o que há nesses e-mails", disse ele.

mockup