Sueca LKAB está entre as cotadas para adquirir a Samitri
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 29 de março de 2000
Por Vladimir Goitia 
São Paulo, 30 (AE) - A companhia sueca LKAB pode transformar-se na quarta produtora de minério de ferro do mundo se a aquisição da brasileira Samitri for concretizada, informa hoje a agência de notícias TT, citada pela espanhola EFE. A LKAB é uma das quatro interessadas na aquisição de 63% das ações da companhia mineira. As outras são a AngloAmerican, da áfrica do Sul, a norte-americana Clevelan Cliff North e a australiana BHP.
O resultado da venda dessas operação, cujo preço mínimo foi estimado em US$ 212 milhões, deve ser anunciada na primeira quinzena de abril. De acordo com as informações da agência sueca de notícias TT, a LKAB detém hoje 4% do mercado mundial de minério de ferro e é o sexto produtor do mundo em volume, com 20 milhões de toneladas por ano. Com a incorporação da Samitri e de sua subsidiária Samarco, a companhia sueca poderá aumentar esse volume para 50 milhões de tonelada s por ano e pular para o quarto lugar no mundo.
No ano passado, a LKAB teve prejuízo de US$ 28,7 milhões. O resultado negativo foi atribuído à queda de 15% do preço do minério de ferro no mercado mundial. Atualmente, a companhia sueca explora jazidas de ferro em minas subterrâneas e conta com 5,7 mil trabalhadores.


