Em visita à FOLHA na tarde desta terça-feira (3), David Dequech, vice-presidente da SRP (Sociedade Rural do Paraná), ressaltou a importância do projeto "Trilha Rural: conhecendo a SRP" que leva crianças de escolas da região ao Parque Governador Ney Braga. Ele afirmou que o objetivo é levar atividades para o parque que vão além da tradicional ExpoLondrina.

O projeto teve início nesta segunda-feira (2) com 40 alunos da Escola Municipal Jovita Kaiser, que fica na zona norte. Já nesta quarta (4), outros 40 alunos da escola vão aproveitar o passeio. Segundo Dequech, os estudantes têm a oportunidade de explorar a estrutura que o parque oferece ao mesmo tempo em que conhecem um pouco do que é o agronegócio.

Dequech detalha que antes a SRP sobrevivia da renda revertida da Exposição, mas que agora paga todas as contas com as locações do parque para eventos. “Tem fim de semana que tem dois ou três [eventos]”, ressalta.

Segundo ele, existe um projeto em desenvolvimento junto ao governo do Estado para manter o espaço Fazendinha ativo o ano inteiro para que as escolas possam levar os alunos. “É mostrar para as crianças que o alface não dá na gôndola do mercado, mas passa por todo um processo, que é o agronegócio”, destacou.

A SRP vai promover um evento no dia 10 de outubro para contribuir para a inovação no campo do agronegócio por meio de startups. Mais de 20 foram selecionadas para serem "aceleradas" por meio de uma empresa parceira. Ele detalhou que a SRP está em processo de criação de um fundo de investimento para startups, como forma de manter os profissionais e os recursos na cidade. “Tem muitas pessoas daqui investindo em fundos de fora, então a ideia é manter o recurso, o conhecimento e os valores intelectuais aqui”, destacou.

Ainda sem dar detalhes do que vem sendo planejado para a ExpoLondrina 2024, o vice-presidente da SRP disse que todo ano a organização tenta trazer algo novo para os visitantes. Na edição deste ano, foi o espaço Smart Agro, que teve um grande número de participantes nas palestras. Os shows, apontou, também foram destaque. “Ano que vem vai ser ainda mais impressionante”, prometeu. A única informação sobre a Expo 2024 que Dequech adiantou foi que o horário dos shows deve ser alterado para mais cedo.

Dequech também disse que a SRP está reformulando um projeto de estudo de 2013 para a construção de um centro de eventos para impulsionar atividades de grande porte na cidade, como o show do cantor Thiaguinho, que em setembro atraiu mais de 27 mil pessoas de diversas cidades da região.