São Paulo, 01 (AE) - Os cobradores dos ônibus urbanos de São Paulo poderão aceitar os passes comuns e vales-transporte, modelos antigos nas cores azul e laranja, até quarta-feira. O prazo se encerraria amanhã (02), mas a São Paulo Transporte (SPTrans) prorrogou para quarta a aceitação para pagamento das passagens nas catracas, alertando que muitos passageiros estão retornando das férias e não sabiam da troca. Esses passes e vales poderão ser trocados até o dia 2 de março em vários postos da São Paulo Transporte (SPTrans). Os passes escolares não precisam ser trocados.
No sábado e domingo, a troca foi iniciada para evitar que 23 milhões de passes e vales-transporte, roubados de uma gráfica no dia 25 de janeiro, seja aproveitado no mercado. Nesses dois dias já foram trocados 1.540.328 vales-transporte e 222.567 passes comuns.
As filas nos postos de troca são grandes e há confusões. A SPTrans informa que as confusões são provocadas por muitas pessoas que querem trocar os vales-transporte de forma indevida. Segundo a assessoria da empresa, muitos compraram os vales de camelôs ou de outras pessoas. Há também os passageiros que dizem que se utilizam de quatro ônibus por dia, quando na verdade usam apenas dois, e querem fazer a troca dos vales que sobraram.
Os vales-transporte só poderão ser trocados pelos empregadores. Os empregados devem devolvê-los aos seus respectivos patrões para que eles possam providenciar a troca, apresentando os seguintes documentos: solicitação de troca, expedida em papel timbrado, com quantidade de vales-transporte a serem trocados; cópia do recebo de venda de vales-transporte emitido pela SPTrans, ou por terceiros por ela autorizados, e os vales-transporte destinados à troca, cuja quantidade não poderá ser maior do que a discriminada no recibo de venda apresentado.
Os passes comuns e vales-transporte podem ser trocados nos postos da Rua Augusta, 356, Consolação; Rua das Palmeiras, 77; Rua Barão do Rio Branco, 182/192;, Santo Amaro. Já nos pontos nos terminais Princesa Isabel, Santo Amaro, Praça da Sé e do Carrão serão feitas apenas trocas de passes comuns.

mockup