Agência Folha
De São Paulo
Recursos O governo federal vai liberar mais R$ 2,5 milhões para atender às vítimas das enchentes no Sudeste. Além dos R$ 5 milhões já liberados, nova medida provisória será publicada hoje no Diário Oficial, aumentando a ajuda. Os novos recursos serão destinados exclusivamente para São Paulo, principalmente para atender a população do Vale do Paraíba, região mais afetada pelas chuvas dos últimos dias. Hoje, o Palácio do Planalto informou que o governo poderá liberar novos recursos, caso haja necessidade.
Subiu para cinco o número de mortos em decorrência de desabamentos causados pelas fortes chuvas, em Campos do Jordão nos últimos dias. As equipes de resgate retomaram ontem os trabalhos nas regiões atingidas após parar de chover e encontraram mais dois corpos entre os escombros de casas que desabaram.
Outras oito pessoas continuam desaparecidas e podem estar soterradas sob escombros de casas que caíram. O total de desabrigados no momento é de cerca de 1.600 pessoas. O governador de São Paulo, Mário Covas, esteve em Campos do Jordão para averiguar os problemas causados pela chuva e se impressionou com o que viu.
O tempo começou a melhorar no Vale do Paraíba. O número de desabrigados é de 4.192 pessoas em todo o Vale, que foram atendidas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil com 15 mil quilos de alimentos, além de colchões, cobertores e lonas plásticas.
Em Mogi Guaçu, na região de Campinas, a chuva também parou, o sol apareceu e a manhã foi de muito trabalho para os moradores. A situação, no entanto, continuava preocupante, devido à abertura das comportas de uma usina hidrelétrica da Central Energética de São Paulo (CESP), que estava com a represa muito cheia. Os moradores das Vilas Maria e Bertioga enfrentaram nova enchente.
RioA chuva forte fez mais uma vítima no Rio, na noite de anteontem. Em Angra dos Reis, no litoral sul do Estado, o aposentado Ary Dias, 72 anos, morreu soterrado, elevando para 13 o número de mortos em consequência das enchentes dos últimos dias. Na maioria dos municípios, no entanto, o tempo estava bom ontem. O número de desalojados em todo o Estado baixou para 1.330.