Sorocaba, SP, 02 (AE) - A prefeitura de Sorocaba, a 98 quilômetros de São Paulo, concedeu alvará à Rede Carrefour para a construção de um hipermercado na Chácara Sônia Maria, uma das últimas áreas verdes da zona norte da cidade. Segundo o prefeito Renato Amary (PSDB), o empreendimento poderá criar cerca de 2,5 mil empregos diretos e indiretos, garantindo ainda a preservação ambiental da área. "Exigimos uma série de medidas do empreendedor a fim de preservar a qualidade de vida", disse. O projeto é contestado por ambientalistas por causa dos possíveis impactos provocados pela retirada das árvores e a impermeabilização do solo.
De acordo com o prefeito, o hipermercado terá de destinar R$ 500 mil para medidas de compensação ambiental, além de custear as obras de remanejamento de redes de água e esgoto, galerias pluviais, sistemas de iluminação, pavimentação e sinalização de tráfego que serão necessárias.
Terá ainda de manter o maior número de árvores no local e plantar mudas nas áreas destinadas a estacionamento. Está previsto o plantio de 350 árvores para compensar as 397 que serão cortadas. Do bosque atual, serão mantidos 118 espécies. O prefeito informou que o projeto, que representará um investimento de R$ 25 milhões, foi debatido com os conselhos municipais, em audiências públicas e na Câmara.
As obras devem começar em quatro meses, pois dependem ainda da conclusão de um inquérito civil público aberto pelo promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum para apurar a importância ambiental da chácara. Ele obteve laudos de especialistas sobre o impacto que o empreendimento trará aos entornos e à qualidade de vida da cidade.
O promotor está analisando o acordo feito pela prefeitura com a Rede Carrefour. Caso entenda que o interesse coletivo poderá ser prejudicado, ele proporá ação civil pública contra a obra.

mockup