Sono: necessário à manutenção da existência
Especialistas afirmam que o sono é um fenômeno vital tão necessário quanto o ato da alimentação. O pneumologista Agnaldo José Lopes, um dos organizadores do livro Medicina da Noite, explica que as consequências do não-dormir agem negativamente nas funções orgânicas como um todo.
De acordo com o especialista, tanto a fase do sono quanto a de vigília desenvolvem papéis importantes na expressão e na sobrevida dos organismos. No estado desperto, segundo ele, o organismo alimenta-se e executa suas funções normais, enquanto o sono propicia mecanismos reparadores dos defeitos decorrentes do outro período, como as atividades físicas e químicas realizadas pelo corpo nesse período.
As funções de reparo celular executadas durante o sono são indispensáveis à vida, o que pode ser perfeitamente sentido quando ficamos prolongadamente sem dormir, com intensas repercussões sobre a saúde física, mental e intelectual, finaliza. (F.B.)





