Soldados se preparam para operação
Marcos Zanatta
De Maringá
Os bombeiros de Maringá iniciaram na semana passada o treinamento para a Operação Verão no litoral e na Costa Oeste, onde 75 soldados vão passar a temporada em apoio ao trabalho de prevenção e salvamento. A operação vai de 18 de dezembro até a segunda quinzena de março. O treinamento atinge boa parte do contingente do 5º Grupamento de Bombeiros, que inclui cidades da região de Maringá.
Parte dos bombeiros com melhor preparo ficam na região, onde o registro de afogamentos no verão também é grande. O tenente Jorge Inácio da Silva, responsável pela preparação dos soldados, diz que que durante a temporada passada o número de vítimas fatais de afogamentos na região foi maior que no litoral. Por isso, precisamos manter equipes também no interior, justifica. Na maioria das vezes, as mortes acontecem por abusos da vítima. Como na praia existe a presença do salva-vidas, a prevenção é mais fácil.
Além de treinamento na piscina do quartel, os bombeiros passam também por simulação de salvamento e mergulhos em lagoas e rios da região. Pelo menos 12 mergulhadores do 5º GB ficam na região, já que boa parte dos casos de afogamento acontece em águas profundas.





