Santos, SP, 08 (AE) - Foi só o sol reaparecer na manhã de hoje, que as praias das cidades da Baixada Santista voltaram a ficar movimentadas. O calor e o mar bastante tranquilo, conhecido pelos bombeiros como mar-flat, levou muitas pessoas a caminhar dentro da água ou até mesmo dar um mergulho.
E os turistas que estão passando a temporada no Guarujá não perderam tempo: desde às 9h30 passaram a ocupar todos os espaços da areia, notadamente nas praias de Pitangueiras e Enseada, para relaxar e "pegar uma cor", sob as barracas.
De acordo com a tenente Lizandra Donamore dos Santos, do Corpo de Bombeiros, que sobrevoou várias praias do litoral, hoje pela manhã, as que receberam maior número de pessoas foram as do Guarujá. Para isso ela tem uma justificativa: "Aqui as pessoas estão passando a temporada de verão e quando abre o sol, a maioria corre para o mar". Já nas demais cidades, em geral, as pessoas chegam para "curtir o final de semana".
Apesar das praias de Santos não apresentarem boa balneabilidade devido as chuvas que caíram na região, desde o dia 1º de janeiro, o movimento foi considerado médio, com maior concentração nas praias do Boqueirão e José Menino. Nesta última
a maior incidência de banhistas começou a ocorrer, depois das 11 horas. Em Bertioga e São Vicente o movimento foi considerado fraco e até às 11 horas de hoje não foram registradas ocorrências no mar. "Correntezas sempre há, porém hoje estão com pouca intensidade", concluiu Lizandra.
De acordo com a Ecovias, empresa que administra o sistema Anchieta/Imigrantes, até às 11 horas de hoje desceram a serra 84.420 veículos. A previsão é de que sigam rumo às praias da Baixada Santista e Litoral Sul de 120 mil a 210 mil carros, neste final de semana.