Santos, SP, 21 (AE) - O sol de verão, em pleno outono, foi o principal responsável pela ida de milhares de turistas para as praias da Baixada Santista e litoral sul neste feriado prolongado de Páscoa. Hoje os termômetros marcavam 28 graus. O movimento foi intenso na orla do Guarujá e São Vicente e aumentou muito a partir do meio-dia.
Em Santos, as praias não ficaram lotadas hoje. A expectativa dos comerciantes e dos salva-vidas é de que o número de turistas dobre a partir de amanhã (22). O mar estava revolto e com correntes laterais hoje. Em consequência, a maioria das pessoas preferiu bronzear-se na areia ou caminhar, em vez de tomar banho de mar.
De acordo com Silvio Gomes da Silva, bombeiro que estava de plantão na Praia da Enseada, no Guarujá, apesar de o mar não ter atraído muitos banhistas, pelo menos seis salvamentos foram feitos no período da manhã. Um deles aconteceu na Praia do Tombo e outros cinco na das Pitangueiras. "O número de crianças perdidas foi expressivo", comentou Silva, sem apresentar o número total de ocorrências.
Em Santos, não houve registro de salvamentos hoje pela manhã, mas também houve casos de menores perdidos, de acordo com informações do cabo Gutemberg Gomes da Silva.
Xavantes - Uma tribo de índios Xavantes, vindos de Mato Grosso do Sul, foi atração à parte nas praias de São Vicente.Os indígenas apresentaram a dança do Sol, na Praia do Itararé, para comemorar os 500 Anos do Descobrimento do Brasil e divulgar a própria cultura. O espetáculo atraiu pessoas de todas as idades.