Softbank alavanca lucro com venda de participações
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 30 de março de 2000
Tóquio, 31 (AE-DOW JONES) - O Softbank, o maior grupo investidor em projetos ligados à Internet do Japão, informou que promoveu mais uma venda das ações que possui em suas afiliadas, alavancando a sua perfomance financeira, mas despertando preocupações sobre a posição de seu caixa.
Com a venda, a empresa aumentou a sua estimativa de lucro líquido para o ano fiscal que terminou hoje. O Softbank informou que o seu lucro líquido deve ficar em 52,50 bilhões de ienes (US$ 514,7 milhões) no ano fiscal de 99, após ter vendido uma fatia de sua participação na Softbank Technology e na Pasona Softbank.
Em sua avaliação anterior, o grupo havia estimado um lucro líquido de 12,50 bilhões de ienes. O Softbank informou que completou a venda de 197.500 ações, no valor de 30,51 bilhões - de um total de 2,32 milhões de ações emitidas da Softbank Technology. Como resultado, a sua participação na companhia caiu de 68 ,82% para 62,96%.
Além disso, a empresa reduziu a sua estimativa de ganho para essa afiliada para 10 bilhões de ienes, dos 13 bilhões de ienes previstos anteriormente. A cessão das ações da Softbank Technology ocorreu dois dias após o Softbank ter anunciado que vendeu 5,64% de sua participação na unidade de comércio eletrônico. A série de vendas coincide com a crescente expectativa dos investidores sobre a habilidade da empresa em gerar recursos suficientes, sem se desfazer das participações que tem em diversas empresas pontocom no Japão.
