Sociedade de Diabete quer campanha de esclarecimento sobre doença
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 26 de abril de 1999
Por Sandra Sato 
Brasília, 27 (AE) - Um em cada seis idosos tem diabete e metade das pessoas não sabe disso. A alta incidência e a falta de informação sobre a doença, que pode causar lesões irreversíveis na visão, rins e pernas, levou o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Jorge Luiz Gross, a pedir ao ministro da Saúde, José Serra, que seja feita uma campanha de esclarecimento sobre a doença.
Gross quer aproveitar o programa de valorização do idoso do Ministério da Saúde, que começou com a vacinação contra gripe
tétano e pneumonia, para alertar as pessoas com mais de 60 anos sobre o perigo do diabetes. "É uma doença erradamente tida como benigna", afirma. Gross compara a doença com a ação de cupim na madeira, só percebida quando o estrago já está feito.
Prevenção - Gross sugere que toda pessoa com mais de 45 anos deve fazer exames de sangue anuais para verificar a taxa de glicose. O exame deve ser mais frequente para pessoas com menos de 45 anos e parentesco de 1º grau (pai, irmãos) com diabéticos. "Em vários casos, o exame de sangue é a única forma de detectar a doença", diz, lembrando que em muitos casos os indivíduos não apresentam os sintomas característicos: beber muita água, emagrecimento e algumans lesões na pele de difícil cura, além de dormência e formigamento nas pernas e visão turva.
Não se sabe exatamente a causa do diabetes. Segundo Gross, o fator genético contribui, mas há uma predominância entre pessoas com gordura localizada no abdome, excesso de peso, pressão alta e aumento do colesterol e do triglicerideo.
O diabético não deve consumir doces, álcool e gordura. E fazer uma atividade física, como simples caminhadas, durante 20 minutos seguidos duas ou três vezes na semana. Gross garante que essas medidas evitam agravamentos da doença. "O desprezo do paciente faz com que a doença progrida e acabe em amputação, hemodiálese e cegueira."


