Em reunião com representantes de entidades de setor produtivo de Londrina na manhã deste sábado (14), a Secretaria Municipal de Saúde informou que mais um caso suspeito de coronavírus está sendo monitorado na cidade. Desta vez, existe a possibilidade de que a contaminação tenha ocorrido em Londrina já que um jovem com sintomas de gripe procurou os serviços do município e informou que teve contato com uma pessoa que chegou recentemente de um dos países em estado de pandemia.

Imagem ilustrativa da imagem Sobe para dez o número de casos suspeitos de coronavírus em Londrina
| Foto: Vitor Struck/Grupo Folha

No entanto, somente o resultado dos exames realizados no Lacen (Laboratório Central do Estado), em Curitiba, poderá confirmar a suspeita, o que deve ocorrer em até cinco dias contados do recebimento das amostras. A instituição é a única do Paraná autorizada a realizar os testes e qualquer informação divulgada via redes sociais que ateste o contrário não deverá ser compartilhada. Por enquanto, o Paraná tem seis casos confirmados da doença, sendo cinco em Curitiba e um em Cianorte.

“É muito importante que a gente ressalte e oriente que as pessoas que estão neste critério que teve viagem ao exterior há 14 dias ou contato com alguém que viajou e apresentou os sintomas devem prontamente ao chegar em uma unidade de saúde, seja ela da rede pública ou privada informar essa situação para que os nossos profissionais possam adotar o protocolo imediato”, solicitou o secretário municipal de saúde, Felipe Machado.

Para debater medidas de contenção em canteiros de obras da região a serem analisadas somente a partir da semana que vem, o Sinduscon-Norte (Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Norte do Paraná) sediou uma reunião que contou com a presença, também, de diretores da 17ª Regional de Saúde. Na ocasião, uma série de sugestões foi dada caso suspeitas de covid-19 sejam confirmadas em Londrina, como alterações nas escalas dos funcionários da construção civil para se evitar aglomerações.

“Cada entidade que está aqui representada vai replicar nos seus respectivos associados para que eles repliquem isso aos seus colaboradores. E nós vamos fazer da mesma forma, passar para as construtoras e as construtoras vão informar os seus colaboradores e não só em Londrina, mas em toda a região. Temos associados de Jacarezinho até Apucarana então temos que passar essa informação da forma mais eficiente possível”, avaliou o presidente da entidade, Sandro Nóbrega.

Aplicativo do Coronavírus está disponível para download

Já está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS (iPhone) o aplicativo Coronavírus SUS. A ferramenta é mais uma estratégia do Ministério da Saúde para a auxiliar a disseminação das informações oficiais sobre o covid-19 e combate às fake news. Além de ajudar na identificação dos sintomas e trazer as principais dicas sobre como se prevenir, o aplicativo mapeia e informa a localização das Unidades Básicas de Saúde mais próximas através do serviço de localização do aparelho. Uma aba com notícias recentes também está disponível.

De acordo com o Ministério da Saúde, 100 mil downloads na Google Play já haviam sido realizados e o app ocupava a sétima posição dentre os mais baixados na App Store na manhã deste sábado.