.
. | Foto: Gina Mardones

O número de casos confirmados de dengue subiu para 958 em boletim divulgado nesta quinta-feira (16) pela Secretaria de Saúde de Londrina. São 72 casos a mais do que a semana passada.

Mas, para Sônia Fernandes, diretora de Vigilância em Saúde, os exames confirmados agora são referentes a semanas anteriores. “É bom salientar que temos 4.000 exames ainda em andamento e esse número de casos ainda vai subir bastante”, avisa. Entretanto, Fernandes lembra que as notificações estão caindo, ou seja, o número de casos novos vêm reduzindo a 500 por semana.

“Isso significa que conseguimos controlar a doença até o momento”, pontua. Nenhum óbito está em investigação e em todo o município, cinco pessoas estão internadas com a doença. “A situação é dinâmica. Agora estamos em um momento de estabilidade da doença.”

A região sul não é a que mais preocupa a pasta neste momento. “Temos que trabalhar a oeste, leste, norte e os distritos de Maravilha e Paiquerê, na zona rural.”

Sem chuva, os trabalhos do LIRAa (Levantamento Rápido do Indíce de Infestação por Aedes aegypti), iniciados na segunda-feira (13), devem finalizar nersta sexta (17). “Ficará uma semana para análise em laboratório e no próximo dia 30 divulgaremos os resultados.”

mockup