SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O governo Lula (PT) reconheceu a situação de emergência na cidade do Rio de Janeiro por causa das chuvas.

A portaria acelera a liberação de recursos federais. O dinheiro pode ser usado para a compra de alimentos e água potável, por exemplo. O texto foi publicado em edição extra do DOU (Diário Oficial da União).

O governo deve antecipar o pagamento do Bolsa Família para beneficiários que moram em áreas de risco. A informação é do ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias.

O presidente Lula conversou com prefeitos de municípios afetados pela chuva, incluindo Eduardo Paes (PSD) e Waguinho (Republicanos), de Belford Roxo.

12 MORTOS

O temporal no estado do Rio deixou pelo menos 12 mortos e uma pessoa está desaparecida. O governador Cláudio Castro (PL) interrompeu férias com a família em Orlando (EUA) após críticas da população e da classe política.

O temporal causou alagamentos e deslizamentos principalmente na Baixada Fluminense e em bairros da zona norte e zona oeste da capital.

Entre desalojados e desabrigados pela enxurrada, o número passa de 600, segundo o governador do Rio de Janeiro.

FAKE NEWS

A Prefeitura de Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, precisou ir a público desmentir uma notícia falsa que circulou nesta segunda-feira (15), causando tumulto em Cras (Centros de Referência em Assistência Social).

Segundo a informação fraudulenta, os Cras do município estariam distribuindo R$ 1 mil às famílias atingidas pelos temporais. (Com Agência Brasil)