Sobe para 10 número de mortos encontrados em cargueiro atracado na BA
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 03 de janeiro de 2000
Por Biaggio Talento
Salvador, 03 (AE) - Os corpos de mais quatro africanos foram localizados hoje pela manhã nos porões do cargueiro Karonga, de bandeira liberiana, atracado no Porto de Ilhéus, sul da Bahia. Isso eleva para dez o número de mortos encontrados no compartimento de carga do navio. Na semana passada, durante o descarregamento, os estivadores descobriram seis corpos em meio à carga de 8,5 mil toneladas de cacau que o Karonga transportou da Costa do Marfim para as beneficiadoras do produto instaladas em Ilhéus.
A Polícia Federal havia encerrado as buscas na sexta-feira e pretendia ouvir a tripulação hoje. Porém, o interrogatório foi suspenso após a localização de mais quatro corpos, já em avançado estado de decomposição, entre as últimas sacas com as amêndoas de cacau. Nenhum dos dez mortos foi identificado; eles não portavam documentos. Os africanos viajavam como clandestinos e, provavelmente, morreram envenenados pelo produto "gastoxim", pulverizado nos porões do navio para proteger o produto de insetos.
O único clandestino sobrevivente do grupo, que se encondeu na proa do cargueiro e foi descoberto pela tripulação no meio da viagem, não conseguiu se comunicar hoje com um tradutor contratado pela PF. O africano fala apenas um tipo de dialeto de Costa do Marfim. O delegado Rubem Patury acredita que em um mês concluirá o inquérito sobre o caso. Somente após o relatório final os corpos serão liberados para sepultamento.
