São Paulo, 3 (AE) - O sistema financeiro e o setor de energia estão funcionando normalmente no primeiro dia útil do ano 2000, após três dias de feriado e do temor do bug provocar pane nos computadores. Apesar da normalidade, o Governo está com atenção redobrada nas áreas de serviços essenciais, como o de energia elétrica, segundo a Agência Brasil.
De acordo com Marcos Osório, coordenador do Centro de Controle Geral do Bug 2000, montado no Ministério da Defesa, em Brasília, apesar de o Governo não temer qualquer colapso que possa ser provocado pelo bug, o Centro não será desativado, pelo menos, até 29 de fevereiro.
Os técnicos ficarão vigilantes porque o ano é bissexto. "Pode haver algum problema, não no sistema financeiro mas nos computadores de empresas, especialmente do comércio, provocando algum transtorno em valores de prestações, por exemplo", disse Osório.
Segundo ele, três momentos têm hoje atenção especial dos técnicos. O primeiro já passou. Foi a volta do funcionamento dos bancos. O segundo, será às 17h, quando as pessoas retornam às suas casas e reativam eletrodomésticos. E, o último, às 22 horas
com funcionamento dos sistemas de compensação bancária.