Shepherdstown, EUA, 10 (AE-AP) - Israel e Síria concordaram hoje (10) em retomar suas negociações de paz no dia 19, após uma semana de intensivas, mas inconclusivas conversações nos EUA, nas quais não houve progressos sobre a retirada israelense das Colinas do Golan. Apesar disso, o presidente americano, Bill Clinton, mostrou-se otimista, ressaltando que os dois lados "limparam bem o terreno" do caminho para a paz e esperam superar "no curso dos próximos dois meses" as suas divergências. "As partes estiveram muito abertas, foram muito francas e discutiram todos seus problemas", disse Clinton. "Pela primeira vez eles discutiram profundamente suas divergências."
Em sete dias de conversações em Shepherdstown (105 quilômetros a nordeste de Washington), Clinton fez cinco visitas de mediação ao local. O presidente assinalou que não esperava mesmo que fosse concluído um acordo nestas primeiras etapas do diálogo, porque "há questões muito difíceis". Mas acrescentou: "A boa notícia é que elas não são esmagadoramente complicadas. Creio que há alguma complexidade aqui, mas tudo é bastante manejável."
O Departamento de Estado dos EUA anunciou a data da terceira rodada do diálogo enquanto delegações lideradas pelo primeiro-ministro israelense, Ehud Barak, e pelo chanceler sírio
Faruq al-Shara, se preparavam para voltar para casa. Ainda não está definido o local das próximas conversações, mas funcionários americanos acreditam que será perto de Washington.